Quando o assunto é implante dentário, muitas dúvidas surgem, e algumas delas são: quando fazer, como é realizado o implante, como é a recuperação do pós-operatório e se qualquer pessoa pode fazer. Se você chegou até este post continue a leitura, pois ela é para você!
Como é Feito o Implante Dentário
O implante dentário é realizado por um dentista em seu consultório odontológico, e é necessário a utilização de anestesia local para conforto do paciente. A utilização da cirurgia guiada é uma nova técnica que tem feito bastante sucesso entre dentistas e pacientes, pois ela é mais tranquila e indolor.
As tecnologias da imagem tridimensional, como a tomografia odontológica, auxiliam no estudo para saber exatamente em que local o pino, bem como a prótese, deverão ser colocados. Tudo isso sem a realização de cortes.
Na avaliação das imagens, o dentista poderá identificar também a qualidade dos ossos do paciente, podendo indicar até mesmo um enxerto ósseo, se necessário. Esse procedimento é indicado para pessoas que não tem massa óssea o suficiente para segurar os dentes. O Implante dentário só é feito após a recuperação óssea e em alguns casos isolados os dois tratamentos são realizados no mesmo dia.
Para colocação do implante dentário o dentista parafusa a peça de titânio – material bem aceito pelo organismo humano – que será a sustentação do novo dente. Depois, é colocado o extensor do pino para que a coroa (parte aparente do dente) seja encaixada.
Pós-Operatório de Implante Dentário
Após a cirurgia de implante dentário, o paciente precisa seguir todas as recomendações do dentista. A rejeição após o procedimento é zero, pois o material utilizado é o titânio, que é bem aceito pelo corpo. Para garantir a boa fixação do implante dentário é necessário esperar que o osso preencha o espaço entre o pino e a gengiva, esse processo chama-se osseointegração.
Há a possibilidade de não acontecer a osseointegração de maneira correta na recuperação, isso por problemas do próprio organismo ou no pós-operatório, se o paciente não seguir corretamente às orientações do dentista. Caso ocorra é necessário realizar um novo implante.
A recuperação total do implante, levando em conta também a integração dos pinos às gengivas podem levar, no máximo, 6 meses para os dentes superiores e 4 meses para os dentes inferiores.
Quem Pode Fazer o Implante Dentário
O implante dentário pode ser realizado por dentistas em pacientes que perderam todos um ou mais dentes e sua raiz. Esse tratamento odontológico é permanente, pois seus pinos são permanentes, já os dentes podem durar cerca de 25 a 30 anos, isso mantendo sempre a higiene bucal.
Entretanto, existem alguns casos que é necessária uma maior atenção ou são impeditivos para implantes dentários, como: pessoas que contam com dificuldade de cicatrização, quem tem diabetes, doenças cardíacas graves, doença autoimune e câncer em modalidade descontrolada. No caso de gestantes, a indicação é esperar o nascimento do bebê. Para aqueles que possuem pouca quantidade óssea, é necessário realizar o enxerto para depois a colocação do implante dentário.
A Ortocenter é referência em clínica odontológica! Se você tem interesse em saber mais, entre em contato conosco!
Nossas Especialidades
Alinhador Invisível / Invisalign
Conheça nossas unidades e procure uma mais perto de você:
Clínica Odontológica Atende Já.
Clínica Odontológica Ortocenter.
Exames – imagem odontológica:
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.
Raio X Dental e Tomografia Odontológica Núcleo Imagens.